O estilo pin-up de ser

2 dez

Inocência e sensualidade num pacote só

Mais do que uma grande marca da cultura pop, as pin-ups são ícones de uma geração!

Popularizado durante a década de 40, o termo apareceu pela primeira vez ainda em 1941, se referindo num primeiro momento apenas a grandes mulheres sexys de Hollywood. No entanto, com o passar dos anos, o termo pin-up começou a ser usado para as figuras e caricaturas de mulheres que misturavam a sensualidade e a inocência tanto no jeito quanto na forma de se vestir. A imagem de menina-mulher que fez tanto sucesso no cinema e logo depois na TV ganhou uma aura inocente ao longo das décadas.

A cara de menina e atitude de mulher fatal levou as pin-ups a se tornarem não apenas queridas do público masculino, mas também ícones do público feminino. Exemplos disso são pin-ups como Betty Grable, Bettie Page, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot. Betty Grable foi tão famosa que seu retrato estampava inúmeros armários dos soldados norte-americanos na Segunda Guerra Mundial e, da mesma forma, Marilyn Monroe se tornou um dos maiores ícones de popularidade do século XX. Sua fama foi tão grande que foi a escolhida para cantar parabéns ao presidente norte-americano John Kennedy, numa cena que se tornaria histórica.

Na sequência, Betty Grable e Marylin Monroe, estrelas pin-ups consagradas no cinema

Essas mulheres, que habitaram o imaginário masculino, também se transformaram em modelo para a ala feminina. Suas personalidades misturavam uma aura de criança inocente com a ousadia e a sensualidade de uma mulher.

Uma das mais recentes e famosas pin-ups é Dita Von Tesse. Além de modelo, Dita Von Tesse é atriz e artista burlesca, mas ficou conhecida mundialmente por seu estilo pin-up de ser: lábio vermelho sangue, roupas de renda que lembram lingeries, além dos decotes ousados formam sua figura. Sua aparência leva uma característica marcante de todas as pin-ups: a semelhança com bonecas.

A imagem da pin-up em Dita Von Tesse: salto alto, lábios vermelhos, cinta-liga e cachos bem feitos e volumosos

Assim, o mundo pop adotou as pin-ups para si e, hoje, imagens de pin-ups são encontradas nos mais diferentes produtos e lugares. A expressão se tornou sinônimo de estilo e personalidade. Prova disso são as pin-ups modernas que conseguimos encontrar no dia-a-dia. Mesmo não apostando na cinta-liga, nem deixando o visual carregado, as pin-ups modernas provaram como é possível adaptar estilos para diferentes gerações. Roupas que lembram boneca, mas que brincam com os tamanhos e decotes; brincos e acessórios grandes que deixam o visual de menina com cara mais madura; olhos muito pretos e lábios bem vermelhos, aliados à sapatilhas ou saltos deixando ora mais, ora menos o visual sexy. Tecidos mais leves, cores mais fortes e uma eterna brincadeira com desenhos e imagens infantis se misturam com o olhar ousado dessas meninas.

Adaptando o guarda-roupa, o estilo das pin-ups continua mais forte do que nunca, mostrando, mais uma vez, que é possível ser sexy sem ser vulgar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: