Modelos plus size na Semana de Moda de Nova Iorque

18 set

Foto: Revista TPM

Entre os dias 9 e 16 de setembro, aconteceu a Semana de Moda de Nova Iorque. Pela primeira vez durante o evento, aconteceram desfiles de modelos gordinhas, as chamadas plus size. Segundo os organizadores, o objetivo era mostrar que as mulheres mais cheinhas também estão na moda e devem ser cortejadas pelos estilistas.

A jornalista Pamela Nunes, do blog “Grandes Mulheres”, aplaudiu a iniciativa, e acha importante que a moda plus size esteja sendo discutida durante uma das principais semanas de moda do mundo. “Eu acredito muito que a moda é democrática, é a indústria da moda perceber que a moda é democrática, porque parece que não existe esse conhecimento.”, comenta ela.

Mas nem todos compartilham dessa idéia. Alguns críticos afirmam que os desfiles de modelos gordinhas podem ser estímulos à obesidade e ainda garantem que modelos muito magras não estimulam bons hábitos, mas as tops cheinhas poderiam criar a sensação de que a obesidade é saudável.

A blogueira Paula Bastos, companheira de Pamela no “Grandes Mulheres”, discorda totalmente desses argumentos e garante que o problema é a visão que a sociedade tem dos mais cheinhos. “O gordo vem com uma conotação toda negativa. Quando você pensa em gordo, você pensa em lento, preguiçoso, desprovido de vontade, feio… Então assim, o que acontece: eles não conseguem entender que uma pessoa que é gorda pode sim ser saudável.”, afirma Paula.

O movimento plus size é recente, mas vem crescendo. Em 2007, a jovem de 20 anos, Whitney Thompson, foi a primeira modelo acima do peso a vencer o America’s Next Top Model.

Mas, como definir as modelos plus size? Segundo Pamela, as modelos cheinhas que desfilam em passarela normalmente têm manequim 42. Essas modelos não poderiam ser chamadas de plus size, pois vestem o número considerado normal para as mulheres padrão.

As modelos plus size possuem manequim igual ou maior que 46, são mais comuns em comerciais e propagandas, e não freqüentam passarelas.

Ainda de acordo com as blogueiras, a moda plus size no Brasil ainda está muito devagar. “No geral, as marcas que eu vi [no Fashion Weekend Plus Size] fazem roupas ainda muito naquela coisa de ‘gordo tem que usar roupas largas, sem estrutura, com estampas antiquadas’, uma moda bem antiquada, não tem criação, é uma reprodução de uma moda que na verdade não é moda, falta muita informação de moda.”, lamenta Pamela.

Algumas empresas da moda estão notando o público plus size devido ao seu grande potencial de compra. Certas marcas já estão ligadas no público plus size, como o estilistas Edson Eddel, que trabalha com grifes e vestidos de noiva, e Ana Lisboa, com produtos moda praia e lingerie.

“Acho importante que a indústria da moda enxergue essas pessoas, que não são magras, que estão acima do peso, também consomem, também precisam de roupas e também são vaidosas.”, afirma Paula.

No exterior, marcas que trabalham com modelos de números maiores são mais comuns e muito mais desenvolvidas no assunto. A americana Torrid e a européia Evans são exemplos de marcas queridas pelas gordinhas.movimento plus size é recente, mas vem crescendo.

E já tem vídeo do desfile da OneStopPlus, na NYFW, disponível na internet:

por Regiane Folter

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